Rock Day !

{ 13 de julho de 2011 }
 "O Rock 'n' Roll é a maior renovação artística desde Homero."
 (Marshall McLuhan)


Nesta quinta comemora-se mundialmente o dia do rock. O mais mutante dos gêneros musicais gerou uma infinidade de subgêneros em mais de 50 anos de história. Graças a sua capacidade de absorver e recombinar influências, ele segue surpreendendo.

Escolher os vídeos para este post foi absurdamente dificil, já que eu gosto e ouço várias vertentes do rock. Pensei e repensei em como classificar essa lista e não cheguei a conclusão ( lógica ) nenhuma. Assim a trilha sonora especial do dia do rock, não é de clássicos (apesar de ter alguns), não é de minhas músicas favoritas, nem tão pouco é sobre os principais gêneros do estilo. É simplesmente as músicas que eu escolhi, cada uma por um motivo diferente, e que se identificam de alguma forma, com o que é rock para mim, o que eu ouço (ou ouvia)   


Eu adoro o rock dos anos 80, e o The Cure foi sem dúvida, uma das bandas mais importantes da década. Responsáveis por grande parte dos hits dessa época. Angústia, introspecção, melancolia, um visual dark e o vocalista  Robert Smith - uma figura - com lábios esborratados de batom e o cabelo preto completamente despenteado.


"não somos categorizáveis. Suponho que fossemos pós-punk quando aparecemos, mas na totalidade é impossível. Eu só toco 'música Cure', seja lá o que isso for." (Robert Smith)


O Metallica é hoje uma das bandas de heavy metal mais consagrada do planeta, conseguiu levar o metal ao topo das paradas sem perder os fãs antigos. A banda é quase uma unânimidade. Escutei muito o som do Metallica ! 



"Adoro música. Me sinto feliz ouvindo boas canções. Se estou mal, ponho Tom Waits, BobMarley ou alguma coisa assim, e funciona como mágica. Nada se compara com o que você sente quando ouve música que te agrada. É um fenômeno único."  (Jason Newsted, ex-baixista do Metallica)


Na minha lista não podia faltar The Police, banda de grande sucesso nos anos 80, na época do "New Wave Rock", aclamada por crítica e público, foi também a banda que lançou o cantor Sting. Confesso que sou fã do The Police, e o vídeo escolhido é a minha versão favorita de  Every Breath You Take, gravada no show histórico que a banda fez no Brasil em 2007.



No final dos anos 80, na cidade americana de Seattle surge um novo movimento no rock  que iria impactar e marcar a década de 90, o grunge. O Nirvana foi o maior sucesso do cenário, e Kurt Cobain o ícone e  porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade.  Segue um clássico dos anos 90.



E teve uma fase da minha vida em que rock, ou mesmo música, era para mim sinônimo de Red Hot Chili Peppers para fechar então:

6 comentários:

Letícia Patitucci disse...

também falei sobre isso no blog, e como eu sempre digo, o que seria de nós de não fosse o rock?? mudou completamente o comportamento do mundo, alem de que é um estilo de musica mt bom pra ouvir, desde os mais calminhos, ate os mais barulhentos, adorei seu post, e sou louca por The Cure tbm!
beijao

Itala Alves disse...

Adoro todas as bandas
que vc postou clipes
só não curto muito o pink floyd
mas é problema pessoal
viva o rock

bjs

Jane Machado disse...

Quanta blogueira fazendo post sobre o rock!!!K legal...Bem Thaís,não posso fazer um comentário bacana sobre o assunto,por que sou evangélica,mas na minha adolescência era meu estilo de música,de vida,de moda...enfim!Hoje só me resta algumas canções da Banda Scorpions!
Beijos e ótimo finfi
http://ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

Gabi Soares disse...

Confesso que não é o meu gênero preferido, mas no meu início de namoro fui obrigada a gostar de algumas... hehehe.
Beeeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Larissa Ximenes disse...

O rock não é só um estilo musical, ele revolucionou o mundo totalmente. por isso que em primeiro segundo, decimo lugar eu prefiro o rock. beijão!

www.garimpus.com

Grasiele Souza disse...

Flor estou aqui pra dizer que finalmente as tranformações do blog aconteceram... TUDO NOVO: Novo nome, banner e etc...

Antes era Achados da Grasi e agora é Metade Fútil...

Espero que goste (:

Bejo

http://www.metadefutil.com/

Postar um comentário